Os materiais do programa de robótica educacional ASTROMAKER® de 2022, que receberam novas embalagens, também contemplaram livros infantis totalmente autorais e inéditos. Histórias criadas de forma exclusiva e personalizada para cada faixa etária dos estudantes.

“A gente queria algo personalizado, que tivesse o jeito ASTROMAKER®. Queríamos uma história que integrasse as aulas práticas e pudesse ser utilizada em diferentes momentos, conforme o perfil da idade”, detalha Jackeline Muraro, pós-graduada em psicopedagogia e analista educacional da VIAMAKER®. “Antigamente não existia livro infantil, não tinha algo próximo à realidade da criança”, observa.

Desenvolvidos exclusivamente para compor os materiais de robótica dos estudantes de 3 a 5 anos, os livros propõem uma imersão ainda maior para as crianças. “Foram criados totalmente do zero e agregam ainda mais nas aulas que os estudantes experienciam”, conta o tecnólogo em jogos digitais, Matheus Adivaldo, assistente de desenvolvimento pedagógico da VIAMAKER®. “São histórias completamente diferentes construídas em uma base sólida, com a ‘chamada para a aventura’, pontos de virada e transformações positivas nos personagens. É a jornada do herói”.

Os livros trazem histórias que, além de introduzirem o cenário das aulas, apresentam uma situação-problema e incentivam as crianças a abrirem o horizonte para outras vivências:

O ‘Final de semana diferente’, por exemplo, exemplifica que as crianças estão acostumadas a ir no shopping e os personagens se aventuram em uma fazenda, algo diferente do que estão habituados a fazer. O livro ‘Ajudar também é divertido’ tem um personagem cadeirante, mas não há menção se o cadeirante é o Bruno ou o Felipe, isso faz eles começam a associar a cadeira de rodas como algo habitual, que não deve ser discriminado e rejeitado de forma alguma.

Elton Ramos da Silva, professor de robótica ASTROMAKER® do Colégio Sonho Mágico de Barueri/SP

Até os 7 anos temos uma fase muito rica no desenvolvimento da criança, momento propício para se incentivar hábitos e habilidades que seguirão para a vida. “E os livros abrem inúmeras portas para a criança, não só na imaginação, mas no enriquecimento de repertório”, exemplifica Jackeline Muraro. Algo que o pedagogo Elton da Silva defende todos os dias: “A leitura traz a ludicidade, e é isso que atrai o foco deles para a aula”.

Ter a oportunidade de criar algo autoral que impacta milhares de estudantes é algo gigante e forte, e as histórias serem e terem temas pertinentes, construídas de forma a chamar as crianças para que elas sintam pertencentes aquela história, é sensacional.

Matheus Adivaldo

Utilizar os livros infantis antes de iniciar as aulas de robótica traz a contextualização necessária para aproximar as crianças do conteúdo da aula, pois uma leitura interessante, ilustrada, em que os pequenos se reconheçam, faz com que eles associem melhor a temática das atividades, pois eles se enxergam na história. E, no caso da coleção infantil do ASTROMAKER®, o reconhecimento é ainda maior, pois os personagens são as próprias peças do LEGO® Education.

Recentemente utilizei o livro ‘Um final de semana diferente” e as crianças associaram o boneco na hora, reconheceram as peças utilizadas no livro e nas aulas. Elas querem brincar com o boneco da história e que eu leia utilizando os bonecos do LEGO® Education.

Elton da Silva

Para Letícia Lopes, designer responsável por um dos livros, fazer a diagramação foi diferente do que estava acostumada a criar. “Para diagramar, foi necessário ler a história e entrar no mundo de imaginação como uma criança, para que o projeto ficasse o mais legal e mágico possível para o seu público-alvo”, explica.

O processo foi demorado e até um pouco trabalhoso. Foi necessário pesquisar as melhores cores, tratar as imagens, imaginar como seria a melhor forma de prender a imaginação da criança. Mas ver o resultado final do livro, ver meu nome, todo o esforço e carinho indo para o box e para milhares de crianças é uma sensação indescritível. Eu adorei fazer parte disso!

Letícia Lopes

O hábito da leitura para as crianças é um dos mais valiosos para a vida delas, estimula a curiosidade, a imaginação e inúmeras outras habilidades que as tornam mais ativas. “Eles começam a interagir mais, pois a memória e a imaginação vão mais longe”, destaca Elton da Silva. Assunto tão importante que o mês de abril tem dois dias dedicados à literatura para crianças: no dia 02, comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil e, no dia 18, o Dia Nacional. “É uma ferramenta importante e de um valor incrível, sou defensor total da literatura infantil”, afirma o professor.

Livros infantis ASTROMAKER® também têm adaptações em inglês

Bruna Bengozi, analista educacional da VIAMAKER®, identificou, durante o processo de produção e revisão das obras, inúmeras vantagens dos livros destinados às crianças:

A literatura infantil estimula não apenas a habilidade da leitura, mas também o contato com histórias que desenvolvem a criatividade, a empatia e a resolução de problemas, competências que também norteiam os conteúdos do ASTROMAKER®. Logo, as narrativas criadas para os livros infantis complementam a aprendizagem tanto ao utilizarem elementos dos conjuntos tecnológicos do LEGO® Education para a composição do cenário das histórias quanto ao explorarem temas fundamentais para o pleno desenvolvimento dos nossos pequenos estudantes.

Bruna Bengozi

Inserir a literatura na vida das crianças deve começar desde bem cedo, e a participação da família é fundamental para tornar a leitura um hábito prazeroso e instigante. “Quando a criança ainda não é letrada, esse momento de ler traz a criança para o saber, pois ela irá associar a leitura a um momento de prazer e não a um momento obrigatório ou pedagógico”, destaca Elton. “Não tem idade para iniciar a leitura, se a criança está sendo gerada dentro da mãe, a mãe já pode ler histórias, para associar a sua voz a estes momentos”.

Assim, é importante que os responsáveis e educadores leiam as histórias, mas também permitam que a criança toque e se apodere do livro, pois esse é um processo importante para a sensação de pertencimento, interação e desenvolvimento intelectual.

Que criança não pegou um livro e rabiscou ele inteiro? Se ela rabiscou aquele livro é porque ela quis, se apropriou, quis mudar algo, interagiu, interpretou.

Matheus Adivaldo e Jackeline Muraro

Os pais têm um papel fundamental para a inserção do filho na educação básica, e a literatura é um rico recurso para incentivar os estudos em que a escola irá aprimorar com novas referências e experiências.

Sempre li livro infantis para meu filho e hoje ele é apaixonado por livros

Jackeline Muraro

Além da própria leitura, outra atividade muito estimulante é criar histórias junto com as crianças: cada um inventa uma parte da narrativa. Esse momento leva a criança a diferentes cenários imaginados e permite desenvolver a criatividade de forma saudável e divertida.

Pratique a literatura em família e permita que esse hábito tão importante se torne uma atividade prazerosa desde sempre.

Os livros foram uma criação coletiva. Desde o surgimento da ideia até a entrega aos colégios e escolas parceiras da VIAMAKER®, os livros passaram por processos em diferentes setores para garantir a qualidade dos materiais ASTROMAKER®.

Quem fez acontecer

Diretor-presidente: Daniel Caetano Lorenti
Vice-presidente: Márcio Freiria Lorenti
Direção Pedagógica: Marcos Pollo
Direção de Tecnologia: Alexandre Álvaro
Gerência Técnica: Ebrahim Lira
Gerência de marketing e produto: William Corrêa
Produção Editorial e organização: Diogo Felet, Ebrahim Lira e Marcos Pollo
Autores: Jackeline Muraro, Matheus Adivaldo, Laura Arato, Matheus Sanchez e Bruna Bengozi
Roteiro e storyboard: Matheus Adivaldo e Matheus Sanchez
Fotografia: Jackeline Visconti Muraro e Juarez Bystroff
Design gráfico: Fábio Beker, Gustavo Mori, Letícia Lopes, Lucas Caetano e Rafael Lobo
Montagens: Laura Arato, Matheus Advaldo e Matheus Sanchez
Revisão ortográfica e gramatical: Bruna Bengozi

Parabéns a todos os colaboradores envolvidos na produção dos livros infantis ASTROMAKER®!

Compartilhe nosso post 🙂