Conheça o centro de distribuição da VIAMAKER® Education
17/01/2020Descubra o que é coopetição e como ela é trabalhada na VIAMAKER®
23/01/2020Você já ouviu falar em pensamento computacional? Essa é uma das habilidades desenvolvidas no material didático da VIAMAKER® Education, por isso, o termo é muito utilizado em nossos programas. Vamos entender o que isso significa?
O pensamento computacional está relacionado com a capacidade criativa, crítica e estratégica de usar ferramentas da computação em diferentes áreas do conhecimento para chegar à resolução de um problema, seja de forma individual ou coletiva. E é justamente essa a proposta de ensino trabalhada na VIAMAKER®.
Diversas competências estão ligadas ao pensamento computacional, como a lógica, que auxilia a prever e analisar diferentes situações pela dedução e hipóteses, por exemplo.
A decomposição, outra competência trabalhada no pensamento computacional, é a responsável por causar a “quebra” de um problema grande em partes menores, para que ele seja resolvido de maneira mais simples e com maior atenção aos detalhes.
O reconhecimento de padrões detecta e usa as semelhanças encontradas em diferentes processos para acelerar a resolução do problema. A abstração para remover detalhes desnecessários, analisar elementos relevantes ou não para focar no ponto principal sem distrações.
Os algoritmos, englobam tudo o que foi analisado, para a criação de passos e regras de resolução para problemas, como é feito na programação dos nossos robôs com o LEGO® Education Wedo.
A avaliação, que é o processo de garantir que uma solução algorítmica seja adequada ao seu objetivo, avalia sua utilização, velocidade, recursos necessários e facilidade de entendimento para caso necessário, retornar alguns passos e buscar soluções melhores.
Trabalhar o pensamento computacional envolve a criação de conteúdo, desde seu design até a construção. “Depurar”, ou seja, resolver possíveis problemas, encontrar e consertar erros no caminho. Por exemplo, executar a programação de um robô mais de uma vez para que ela, finalmente, ocorra como o planejado ou esperado.
Realizar ajustes, experimentar diferentes abordagens com o que foi criado. Trabalhar a colaboração ao atuar em diferentes equipes, como na metodologia VIAMAKER®, em que o estudante integra uma equipe de quatro pessoas e ocupa a cada aula, um “cargo” diferente no grupo.
E, por fim, trabalhar a perseverança para continuar o trabalho, independente de erros e problemas encontrados, com foco nos melhores resultados que tragam o aprendizado necessário.
O pensamento computacional é uma habilidade que pode beneficiar a todos, independentemente da área de trabalho.
Esses conceitos e abordagens trabalhados auxiliam os estudantes em sua aprendizagem de forma interdisciplinar, organiza seus pensamentos com as tecnologias atuais e do futuro, capacitando-os para empregos em diferentes áreas e para encarar um mundo cada vez mais envolvido pela tecnologia.
Ou seja, a partir de estímulos, ocorridos principalmente na infância, todos são capazes de desenvolvê-lo. Desta forma, a metodologia de robótica educacional da VIAMAKER® Education promove o pensamento computacional, dentro e fora da sala de aula.