• Whatsapp
  • Descubra o que é coopetição e como ela é trabalhada na VIAMAKER®

    De início você pode ter pensado que a palavra foi escrita de forma incorreta, não é? Mas na verdade não. O termo existe, possui significado e não é só para o meio empresarial. A palavra está diretamente ligada com outras duas e sugere, inclusive, ser um neologismo para elas: cooperação e competição.

    Como competir e cooperar ao mesmo tempo? Por mais desafiador que pareça, é possível. E essa é uma das práticas que vem sendo desenvolvidas dentro e fora da sala de aula com o material da VIAMAKER® Education.

    A ideia da coopetição é uma das propostas trabalhadas no programa de ensino da VIAMAKER®, principalmente nos eventos com a participação de alunos das escolas parceiras, como os festivais.

    A ideia é, literalmente, “ganha quem coopera mais”. Em um festival de robótica realizado pela VIAMAKER®, por exemplo, os alunos são avaliados em diversas categorias. Uma delas é a cooperação.

    Desta forma, o aluno não é avaliado somente em caráter individual por sua participação, mas também se àquela equipe ajudou outras equipes durante a realização de uma tarefa no torneio.

    Além de competir, os torneios são importantes para aumentar o conhecimento das crianças, como é o caso de saber trabalhar em grupo, que pode ser, inclusive, premiada ao fim do evento.

    Essa interação promove a divisão de tarefas, estímulo à liderança e saber ouvir a opinião do outro, como também é feito no material didático aprendido em sala.

    Para reforçar ainda mais esse espírito de competir e ajudar o outro, os torneios realizados pela VIAMAKER® não possuem apenas uma premiação. São várias, uma para cada categoria, sendo a coopetição uma delas, desmistificando a ideia de “ganhar a qualquer custo” e criando uma competição saudável entre os alunos.

    Compartilhe nosso post 🙂