A pandemia intensificou as tentativas de golpes virtuais, aplicados pelos criminosos de diferentes formas, tanto em pessoas físicas quanto jurídicas.
Em meio a tantas tecnologias para comunicação, nem sempre sabemos como identificar fraudes. Por isso, listamos alguns pontos importantes que todos nós precisamos levar em consideração ao receber uma mensagem.
A preocupação com segurança digital e proteção de dados são aspectos que estão presentes em todos os processos da empresa. “A VIAMAKER®️ utiliza os principais serviços de segurança cibernéticos utilizados no Brasil e no mundo, além de desenvolver baseado em protocolos de segurança confiáveis e trabalhar com criptografia de 256 bits de ponta a ponta”, detalha Alexandre Álvaro, diretor de tecnologia da VIAMAKER®.
Dicas para não cair em golpes:

Ao receber e-mails, observe se o e-mail e domínio são, de fato, do remetente. Se ainda assim parecer suspeito, ligue para checar.

Desconfie de mensagens em que solicitam clique em links sem que você estivesse esperando pela mensagem.

Se alguém pedir depósito em dinheiro, em caráter de ajuda ou empréstimo, ligue para o amigo ou familiar que supostamente solicitou auxílio e confirme o pedido.

Se receber mensagem de fatura em aberto, boleto pendente, compensação, entre outros, cheque também a procedência do e-mail. Desconfie de cobranças, mas também de benefícios que pareçam suspeitos.

Nunca informe dados pessoais completos, senhas, códigos de acesso e outras informações sigilosas, pois elas raramente são necessárias para a realização de algum atendimento. Se quem pedir for algum amigo ou familiar, verifique também.

As tentativas de golpe podem vir de diferentes formas: e-mail, telefone, WhatsApp, SMS, anúncios, promoções, sites, e-commerce etc. As dicas se aplicam a todas as formas de contato, inclusive para pessoas jurídicas.
De modo geral, fique sempre alerta para mensagens suspeitas e investigue antes de tomar ações, seja um simples clique num link, pagamento de boletos ou compartilhamento de informações.
Vamos ativar nosso “escudo antifraude”, afinal, segurança digital é algo para incorporar nas nossas rotinas. E, claro, compartilhe estas dicas com todo mundo.