Confira as dicas da VIAMAKER® para segurança cibernética
23/02/2022Encontro Sucesso do Cliente de 2022 destaca excelência dos colaboradores
07/03/2022Os livros didáticos, muitas vezes, são o primeiro contato das crianças com a leitura e escrita. Por isso, eles se tornam o principal instrumento de fomento a leitura, escrita e aprendizagem. Eles são tão importantes que até tem um dia para chamar de seu: 27 de fevereiro.
O livro didático assume essencialmente três grandes funções: de informação, de estruturação e organização da aprendizagem e, finalmente, a função de guia do aluno no processo de apreensão do mundo exterior.
Wildson Luiz Santos e Maria Helena da Silva Carneiro, pesquisadores da área educacional, no artigo “Livro Didático de Ciências: Fonte de Informação ou Apostila de Exercícios?”.
Portanto, a capacidade educacional de um material didático deve assumir funções de ensinar além da sala de aula. “Ele é um instrumento único de apoio à aprendizagem, que leva o conteúdo por meio da leitura”, pondera Cainã Godoy, Coordenador Educacional da VIAMAKER®. Em paralelo aos livros didáticos, existem outros recursos para intensificar a aprendizagem para torna-la mais interessante, interativa e próxima à realidade. Um destes meios se dá através das aulas de robótica.
Desenvolvido para ações práticas em sala de aula, o Programa de Robótica ASTROMAKER® utiliza apostilas, tablets, conjunto tecnológico Lego® Education e muita imersão no dia a dia do estudante. “É o que chamamos de ‘Aprendizagem Significativa’, que é onde o estudante relaciona o que ele vai aprender com os conhecimentos que ele já possui, a partir daí, ele amplia aquele conhecimento”, explica Anderson Cunha, Coordenador Pedagógico da VIAMAKER®. “Nesse processo, os conhecimentos já existentes adquirem novos significados, o que torna a aprendizagem relevante, permanente e consequentemente muito mais divertida”, afirma.
Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o programa de robótica da VIAMAKER® atende a todas as fases do ensino básico, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental e Médio. O ASTROMAKER® é capaz de conectar diversas frentes e disciplinas educacionais de forma complementar e inovadora.
Como complemento curricular do ensino básico, o projeto ASTROMAKER® funciona como engrenagens, pois sua concepção é altamente integrativa com as aulas e os livros usados, explica Cainã:
A metodologia, a concepção e os kits tecnológicos do programa Astromaker operam como engrenagens junto aos livros didáticos. Esse ecossistema, formado por essas engrenagens, se desmancha quando uma dessas partes deixa de ser utilizada no programa. Assim sendo, os livros didáticos levam aos estudantes, através da leitura, a contextualização de nossas atividades e projetos dentro de um escopo teórico, bem como os desafios que devem ser executados na parte prática.
Cainã Godoy, Coordenador Educacional da VIAMAKER®
Por ser fundamentado na multidisciplinaridade, o programa consegue, através da robótica, fazer correlação até com aulas de educação física. “Temos aulas como ‘Robô Levantador de Halteres’, que envolve questões em torno da Educação Física, bem como o fato de que o material se espelha na metodologia STEAM, envolvendo conceitos de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática”, exemplifica o coordenador educacional da VIAMAKER®.
Conheça as novas embalagens do BOX ASTROMAKER® 2022
Entre em contato conosco e conheça mais sobre o ASTROMAKER®, um programa educacional que complementa a grade curricular e enriquece a aprendizagem dos estudantes, e saiba como implantá-lo em seu colégio ou escola!