Na última quarta-feira (9), o Colégio El Shaday, de São José dos Campos, parceira da VIAMAKER® Education, recebeu a “Medalha Mérito Educacional Prof. Everardo Miranda Passos” da Câmara Municipal por representar a cidade no Super Festival de Robótica. O colégio ficou em terceiro lugar na categoria Design e em 2º lugar na categoria Ideias Incríveis pelo trabalho apresentado na coopetição.

Vereador Rafael Pascucci observa o protótipo criado pelos estudantes do Ensino Fundamental I da Colégio El Shaday. (Foto: Flávio Pereira/CMSJC)

Na solenidade, a equipe El Shaday Tech apresentou o protótipo, que foi concebido pelos estudantes do Ensino Fundamental I e que tinha o objetivo de agilizar testes diagnósticos em saúde. Todos os integrantes receberam diplomas de reconhecimento. A equipe é formada por:

  • Gabriel Wilson Guerreiro;
  • Kiara Vicente de Souza Cabelo;
  • Laura de Campos Novaes Cruz;
  • Leonardo Leduc Bernardes Lopes;
  • Lucas Brizola Ducatti;
  • Matheus Takashi Marques Bamba;
  • Matheus Xavier de Morais;
  • Otávio Augusto Pires de Almeida;
  • Thomaz Rodrigues Leonardi Rosa e
  • Vittorio Marinho Peixoto.
Estudantes apresentaram o trabalho desenvolvido para o Super Festival de Robótica. (Foto: Flávio Pereira/CMSJC)

A diretora Ednalva Silva Pereira e a coordenadora pedagógica Tatiane Pereira estiveram na homenagem e reforçaram a importância da tecnologia educacional na formação de pessoas capazes de transformar a sociedade. “É um momento de muito orgulho para nós”, relata Tatiane. “Eu falo para minha mãe: ‘iniciamos em 1999 e chegar a esse momento é gratidão a Deus e a vocês, que acreditam em nosso trabalho’”, complementa.

Diretora Ednalva Silva Pereira recebe a “Medalha Mérito Educacional Prof. Everardo Miranda Passos” (Foto: Flávio Pereira/CMSJC)

Tatiane ainda relembrou os desafios da educação que pandemia trouxe e a resiliência da nova geração nesse período. “A equipe de robótica El Shaday Tech, ao receber o desafio, pensou em criar algo para ajudar a sociedade e principalmente a saúde após o árduo trabalho na pandemia”, conta. “E a ideia partiu dos alunos e foi criada pelos alunos”.

“Se educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”

— Tatiane Pereira, coordenadora pedagógica, citou a frase do educador Paulo Freire em seu discurso na Câmara.

O vereador Rafael Pascucci, autor do decreto de homenagem, parabenizou a escola, os pais e as crianças que estavam presentes no Festival. “Esse trabalho é importante para o amadurecimento das crianças que são o futuro”, afirmou. “Elas que irão pensar nas inovações, nas novas tecnologias, serão nossos professores, doutores, advogados, engenheiros que vão desenvolver nosso país no futuro”, completou. O vereador também destacou a dedicação dos estudantes e a capacidade da robótica em permitir o desenvolvimento de competências e habilidades para a solução de problemas com criatividade e cooperação.

Conheça um pouco mais sobre a metodologia do ASTROMAKER® e como Vittorio Peixoto emocionou a professora durante a aula de robótica.

Acesse aqui para ler e assistir.

Compartilhe nosso post :)