• Whatsapp
  • Robô ASTROCar é lançado pela VIAMAKER® Education

    O ASTROCar, novidade exclusiva da VIAMAKER® Education, foi lançado nesta sexta-feira (10). O robô, desenvolvido para a educação infantil, tem como objetivo trabalhar o pensamento computacional em crianças a partir dos 3 anos.

    A ferramenta didática funciona por meio de diferentes tapetes lógicos, pensados para auxiliar as crianças no aprendizado de conceitos fundamentais para o seu desenvolvimento, como a identificação de noções espaciais, por exemplo.

    O ASTROCar trabalha também o conceito chamado “programação desplugada”, em que o aluno é capaz de desenvolver técnicas de programação, sem ser em um computador.

    A atividade estimula o usuário na resolução de problemas e na execução de planejamento. O robô faz parte do material didático criado pela VIAMAKER® Education entregue às escolas parceiras.

    Tecnologia e educação para crianças

    O ASTROCar inclui diversas tecnologias determinantes para o seu diferencial como uma ferramenta da educação infantil. Uma delas é que será possível programá-lo por um dispositivo móvel, como os tablets entregues aos professores. Isso será possível graças a tecnologia bluetooth ble 4.0, presente para garantir a programação à distância.

    Além disso, os “comandos” de programação estão no próprio robô e não em uma ferramenta externa ou controle. O produto, 100% desenvolvido no Brasil, possui um “seguidor de linha”, equipamento que possibilita que o robô siga uma linha traçada pelo aluno, com auxílio de um professor.

    Uma série de sensores foram implantados para garantir que o ASTROCar mantenha a qualidade no deslocamento do carrinho, como o sensor óptico. O fornecimento de energia do robô é feito por pilhas, muito mais seguras para as crianças em relação às baterias.

    Para garantir a segurança dos pequenos, o ASTROCar não possui arestas pontiagudas e a tampa de entrada do compartimento de pilhas é presa por um parafuso, que impede a criança de ter contato com os abastecedores.   

    Compartilhe nosso post 🙂