Alunos do Colégio Objetivo Indaiatuba participarão de um torneio internacional de robótica, o First Lego League Junior (FLL Jr), em Houston, cidade no Texas, de 15 a 18 de abril. A instituição utiliza a metodologia de ensino de robótica educacional da VIAMAKER® Education.

Segundo o professor de robótica da equipe, Leandro Mathias, os seis estudantes do 5º ano precisaram passar por diversas etapas antes de conseguirem uma vaga para disputar o FLL Jr.

A turma passou pelo torneio interno do colégio, depois o torneio regional de robótica e, por último, que garantiu a classificação, o nacional.

Vão participar do torneio os alunos Eduardo Vaz da Costa Inbeman, Henrique Souza Jacober, Julia Vicente de Oliveira, Luiza Vicente de Oliveira, Pietra Cezare Rossetti e Rafaela Giacomini.

Os treinos para o torneio começaram em outubro do ano passado, logo após o time conquistar o primeiro lugar na etapa nacional do FLL Jr., em Curitiba. Neste campeonato, não há a parte “prática” da disputa com robôs, explicou Leandro.

Com o tema cidades inteligentes, desta vez, o grupo irá apresentar uma maquete com soluções propostas para um prédio inteligente e autossuficiente, concorrendo com outros 60 times de todo o mundo.

Para o professor, as competições estimulam não só a parte pedagógica dos alunos, mas também competências e habilidades pessoais.

“Treino equipes desde 2010 e vejo o quão importante a formação de robótica é na vida deles. Agrega valores pessoais como trabalho em grupo, aprender a se expressar, além de iniciá-los na área de experimentação e pesquisa científica. A tecnologia veio para melhorar muito a maneira como eles se expressam”, comentou Leandro.  

Compartilhe nosso post 🙂