ASTROMAKER® e a Aprendizagem Criativa: estimulando a vontade de aprender
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28/01/2024A VIAMAKER® Education e o Parque Tecnológico de Sorocaba realizaram no último final de semana, 02 e 03 de setembro, a sétima edição do Super Festival de Robótica, evento que reuniu estudantes de todo o país para realizar desafios de robótica e programação alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 14 – Vida na Água (ODS-14).
“Preservação dos Mares” foi o tema que norteou o evento, que contou com 40 equipes do Ensino Fundamental I (anos iniciais) e 40 equipes do Ensino Fundamental II (anos finais) e Ensino Médio das escolas parceiras que oferecem o programa ASTROMAKER® na grade curricular. Todas as equipes fizeram desafios de mesa e, também, apresentaram uma pesquisa sobre a preservação dos mares, em maquetes com protótipos programados e cartazes que embasaram o projeto de pesquisa.
“Foi um dia competição e cooperação, em que os estudantes refletiram sobre uma questão importante, que é um dos Objetivos de Desenvolvimento da ONU, a preservação dos mares e oceanos”, destaca Daniel Lorenti, CEO da VIAMAKER® Education.
“Mais uma vez o Super Festival de Robótica superou todas as expectativas. Foi um evento maravilhoso, onde mais de duas mil pessoas estiveram presentes nos dois dias de competição, onde essas crianças e jovens puderam colocar em prática tecnologia e inovação”, destacou Nelson Cancellara, presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, “temos a certeza que essa parceria entre PTS e VIAMAKER® deverá continuar muito anos”.
O Super Festival de Robótica também contou com espaços para descansar, tirar fotos, aprender, se divertir e comer bem. A parceria com a ONG de conservação marinha Sea Sherperd reforçou a temática do evento e permitiu que os participantes e visitantes conhecessem o trabalho que a instituição faz no Brasil por meio de uma exposição.
“Ter um evento que traz as crianças para a causa da preservação dos mares e conecta isso com robôs é super importante. A tecnologia sempre nos ajuda a fazer mais pesquisas e entender melhor os problemas, o que, por sua vez, nos ajuda a tirar o plástico e as redes da água e a cuidar dos animais marinhos, como botos, baleias e tubarões”, comenta Vitória Oliveira, educadora ambiental da Sea Sherperd Brasil.
O evento também constou com jogos na área de Entretenimento, em que qualquer pessoa podia se reunir com outras para se divertir de forma offline com a 123Valendo. “Nosso objetivo é trazer a conexão sem internet, olho no olho, para ter um momento de qualidade com o filho, da professora com o aluno, um momento offline para se divertir com estímulos cognitivos e socioafetivos”, detalha o ludólogo Paulo Meduneckas Junior.
Ao incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores para resolver problemas relacionados à preservação dos mares, as equipes participantes estão contribuindo diretamente para a consecução do ODS 14. Suas pesquisas, soluções e compartilhamento com a comunidade são exemplos concretos de ações voltadas para a conservação dos oceanos e a promoção de um uso sustentável dos recursos marinhos.
Recorde de 4,8 toneladas de alimentos arrecadados
Escolas e visitantes puderam participar da campanha solidária do programa Social Action, do ATLAN Group, e levaram alimentos não perecíveis para doação. Nos dois dias de evento foram mais de 4,8 toneladas de alimentos arrecadados, 40% a mais que a edição anterior.
No sábado, a equipe TATOROB recebeu o Prêmio Equipe Mais Solidária ao levarem 2.322kg de alimentos e, no domingo, a equipe ROBÓTICOS ganhou ao doar 826,4kg. Ambos os times são do Colégio Tato, de Jundiaí/SP.
Todos os alimentos arrecadados foram destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba.
Confira a lista completa
das equipes vencedoras
SÁBADO | Equipes do Ensino Fundamental I
Desafio Robô
1º Lugar: CS PLAY
2º Lugar: ROBÓTICA DAS GALÁXIAS
3º Lugar: ROBO TEC
Desafio Explorar
1º Lugar: ROBOTICS
2º Lugar: EL SHADAY TEC
3º Lugar: BEE HAPPY
Desafio Criar
1º Lugar: ASTROGENIUS PARTICIPAÇÃO
2º Lugar: COLÉGIO SOMAR LINS
3º Lugar: CUCA GENIAL
Desafio Compartilhar
1º Lugar: IAPI ROBOTICOS
2º Lugar: MIQUINHOS
3º Lugar: URSO PLAY
Categoria Participação
Prêmio Internet: TECNOLEP
Prêmio Integração: OFICINA DO ESTUDANTE – TAQUARAL
Prêmio Equipe Mais Solidária: TATOROB
Prêmio Animação e Entusiasmo: AVANTE OBEDE
DOMINGO | Equipes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Desafio Robô
1º Lugar: LEGORILLAZ
2º Lugar: MEGA HACKERS
3º Lugar: LEADERS SIMETRIA
Desafio Explorar
1º Lugar: LIONBOTICS PLAYER
2º Lugar: COTET MAKER
3º Lugar: ROBÓTICOS
Desafio Criar
1º Lugar: METADROID
2º Lugar: SKYTECH
3º Lugar: CRESCER ROBOTS
Desafio Compartilhar
1º Lugar: LEGORILLAZ
2º Lugar: CYBERISLAND
3º Lugar: MONTE-SIONENSE
Categoria Participação:
Prêmio Internet: COEDUCAR TEAM
Prêmio Integração: DRUMOBÔS
Prêmio Equipe Mais Solidária: ROBÓTICOS
Prêmio Animação e Entusiasmo: MEGA HACKERS