Desde sua fundação, em 1932, a LEGO® tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, estimulando a criatividade, a resolução de problemas e o aprendizado através da brincadeira. No entanto, sua influência vai além dos momentos de lazer, estendendo-se também ao ambiente educacional por meio da LEGO® Education.

Os blocos de montar ficaram tão famosos e relevantes que o dia 28 de janeiro, data de registro da patente dos blocos de montar (em 1958), se tornou o Dia Mundial do LEGO®, uma homenagem à empresa e uma celebração aos entusiastas do brinquedo em todo o planeta.

Mas como um brinquedo se tornou uma importante ferramenta de ensino?

Em 1979, Kjeld Kirk Kristiansen, terceira geração da família proprietária da LEGO®, torna-se CEO do grupo empresarial e inicia a ideia de que os blocos LEGO® são mais do que um brinquedo de construção – é um material de aprendizagem e brincadeira.

Então, em 1980, ele cria a LEGO Institutional Department, que posteriormente é renomeada para LEGO DACTA em 1989 e LEGO Educational Division em 2002, antes de se tornar LEGO Education em 2006.

Mas os diferentes nomes nunca alteraram o propósito inicial da nova divisão em criar um novo produto que integre o brincar e a aprendizagem, oferecendo materiais educacionais desenvolvidos para as diferentes fases do ensino básico, do Ensino Infantil ao Ensino Médio.

Foi então que, em 1984, um programa de TV muda ainda mais a história da nova divisão da empresa, quando Kjeld assiste à uma apresentação do matemático e educador Seymour Papert em programa televisivo dinamarquês. Na ocasião, Papert demonstrou sua linguagem de programação chamada LOGO, projetada para crianças.

Kjeld ficou fascinado com as ideias de Papert sobre aprendizagem através da experimentação e do brincar, e percebeu uma afinidade entre os princípios da LEGO® e a abordagem educacional de Papert. Kjeld, então, solicitou uma reunião com o educador.

Desde a primeira vez que ouvi Seymour Papert falar, fiquei absolutamente fascinado por ele e pelas suas opiniões sobre como as crianças aprendem através da experimentação. Era óbvio para nós dois que deveríamos trabalhar juntos. Compartilhamos exatamente os mesmos valores e pontos de vista sobre a aprendizagem através da brincadeira e ele teve um impacto inovador em nossas ideias e abordagem.

Kjeld Kirk Kristiansen

Como resultado desse encontro, discutiram uma possível colaboração entre a LEGO® e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), instituição em que Papert lecionava. Isso levou ao desenvolvimento de produtos educacionais inovadores, como o LEGO Technic Control 0 em 1987, e, mais tarde, ao lançamento do LEGO MINDSTORMS em 1998, que se tornou parte do portfólio da LEGO® Education.

A parceria entre Kjeld Kirk Kristiansen e Seymour Papert foi baseada em sua visão compartilhada sobre a importância do brincar na aprendizagem das crianças e resultou em produtos educacionais pioneiros que continuam a impactar positivamente a educação em todo o mundo.

Ao longo dos anos, a LEGO® Education expandiu sua linha de produtos para incluir uma ampla gama de materiais, desde manuais para professores até conjuntos de peças LEGO® projetados para atender aos requisitos curriculares.

Os kits contam com blocos de montar, motores, sensores, polias e inúmeras outras peças que são utilizadas durante as aulas dos programas ASTROMAKER® que contam ainda com apps exclusivos para alunos e professores, Guia do Educador, Cadernos de Atividades desenvolvidos de acordo com cada fase do desenvolvimento escolar e eventos que engajam estudantes, professores, pais e toda a comunidade.

A história da VIAMAKER® se conecta perfeitamente com a da LEGO® Education, pois os materiais educacionais fazem parte dos programas educacionais desde as primeiras versões do ASTROMAKER®. Kjeld, Papert e VIAMAKER® sempre compartilharam a visão de que aprender é e deve ser divertido.

Um ensino inovador é um caminho na transformação da educação, capacitando os alunos a se tornarem pensadores críticos, solucionadores de problemas e inovadores por meio da aprendizagem lúdica e prática. Os materiais educacionais estão disponíveis em todo o mundo e, no Brasil, por meio da VIAMAKER®.

Compartilhe nosso post :)