OUTUBRO ROSA: a cor te lembra, mas a ação te salva
28/10/2022VIAMAKER® recebe visita da LEGO® Education
09/11/2022Com realização do Colégio Objetivo Peruíbe e da VIAMAKER® Education, referência no segmento de robótica educacional premium brasileiro, o Festival de Robótica do Litoral contou com a participação de cerca de 150 estudantes de mais de 10 escolas que oferecem o ASTROMAKER® na grade curricular de ensino. Com 9 equipes do segmento Ensino Fundamental I (anos iniciais) e 12 do Ensino Fundamental II (anos finais) e do Ensino Médio, o evento contou com 21 equipes que coopetiram e se divertiram com os desafios.
“O Festival tem como grande objetivo, promover a chamada ‘coopetição’, que é uma maneira de competir de forma saudável, com cooperação entre os adversários, entendendo que quando trabalhamos juntos conseguimos ir mais longe”, destaca Anderson Cunha, Coordenador Pedagógico da VIAMAKER® Education. “Além de trabalhar diversas outras questões muito importantes como a resolução de problemas, curiosidade, criatividade e o pensamento computacional”, finaliza.
O Festival de Robótica do Litoral trouxe desafios e atividades divididas entre as equipes que estimulam a pesquisa e a cooperação. Aberto ao público, com entrada gratuita, centenas de pessoas puderam vivenciar a robótica ASTROMAKER® na prática, além de aproveitar a praça de alimentação, com diversos Food Trucks.
A temática do Festival seguiu o tema da UNESCO para 2022: “Ano Internacional das ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”, importante para a aplicação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõem a Agenda 2030, da ONU. “O tema desse ano da UNESCO converge bastante com o que a VIAMAKER® acredita, que nós, como indivíduos e sociedade, precisamos aprender a viver juntos de forma sustentável”, salienta Anderson Cunha. “Precisamos agir de forma responsável com base no entendimento de que o que fazemos hoje pode ter implicações na vida das pessoas e para o planeta. A Educação para o Desenvolvimento Sustentável contribui para mudar a forma como as pessoas pensam e agem para alcançarmos um futuro melhor”, explica.
“Numa época em que a humanidade precisa inventar novas formas de produzir, viajar e aquecer, sabemos que precisamos das ciências básicas e do potencial que elas possuem. Mais do que nunca, devemos permitir que as ciências básicas se expandam em todas as direções para explorar, investigar e experimentar. Pois esta capacidade de imaginar, inovar e descobrir determinará se somos capazes de enfrentar os grandes desafios do nosso tempo”.
Audrey Azoulay, Diretora-Geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Os desafios e atividades para o Fundamental I aconteceram no período da manhã (das 8h às 12h), e as dinâmicas do Fundamental II e Ensino Médio acontecem no período da tarde (das 14h às 18h). Colégios de Bertioga, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Mongaguá, Peruíbe, Rio Claro, São Paulo e Sorocaba já têm presença confirmada no Festival de Robótica do Litoral.
A VIAMAKER® desenvolve programas educacionais utilizando os conhecimentos maker, robótica, programação e STEAM, e unindo metodologias ativas para o aprendizado em sala de aula às propostas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que norteiam os currículos dos sistemas e redes de ensino. Os materiais da empresa também estão alinhados às estratégias pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas brasileiras, nos segmentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
“Ano Internacional das ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”
Ao adotar a temática “Ano Internacional das ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”, o Festival de Robótica do Litoral se alinha ao tema da UNESCO para 2022 que consagra e divulga o importante papel das ciências básicas, como física, biologia, antropologia e matemática, no cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Significa incluir questões-chave sobre o desenvolvimento sustentável no ensino e na aprendizagem, por isso a escolha do tema para o Festival do Litoral”, pondera Anderson Cunha.
Como os ODS fazem parte da “Agenda 2030”, o primeiro Festival de Robótica do Litoral fez com que os estudantes de robótica ASTROMAKER® se juntassem ao pacto global da ONU, que elenca os principais desafios de desenvolvimento do mundo para um crescimento sustentável até 2030, por meio de pesquisas e desafios de programação exclusivos.
Confira os vencedores por categoria
Veja a classificação geral no site do Festival de Robótica do Litoral.