No dia 20 de julho de 1969, precisamente 51 anos atrás, o módulo lunar da Apollo 11 pousou na Lua. Pela primeira vez na história um homem pisava naquele solo e deixava a marca de seu calçado. Ao desembarcar, o norte-americano Neil Armstrong disse a seguinte frase que ficou marcada até os dias de hoje: “Este é um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade”.

Toda essa história de Lua e astronomia, despertou a paixão da Isabella Cunha, estudante do colégio IAPI, que é nosso parceiro na cidade de São Paulo. Apesar de ter apenas 14 anos, a aluna do 9º ano já está muito decidida sobre o seu futuro: ela pretende trabalhar na Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço a NASA, para quem não sabe, se trata de uma agência do Governo Federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial.

“Meu sonho é visitar a NASA, mas eu também quero ser a primeira mulher brasileira a visitar a Lua!” Conta a jovem com entusiasmo.

Isabella exibe com orgulho material de estudo da VIAMAKER® Education
e coleção de itens com temática espacial — Foto: Acervo pessoal

Isa explica que sempre teve interesse em astros e estrelas, os pais não só apoiam o sonho, como também incentivam a filha a se dedicar aos estudos para o futuro. Esse amor se intensificou com as aulas de robótica do programa Astromaker®.

A aluna do colégio IAPI durante as aulas de educação tecnológica
e robótica educacional da VIAMAKER® — Foto: Acervo pessoal

“As aulas de educação tecnológica e robótica educacional me fazem aprender muito a trabalhar em grupo. Tudo isso me auxiliou a ter espírito de equipe, habilidade, facilidade com essa função e ajuda também no mercado de trabalho.” Relata a estudante, que tem as aulas com a professora Tatiane Baldime no colégio IAPI.

Quem teve a oportunidade de realizar um sonho de infância, foi a professora de ciências da também parceira, Escola Espiritualista Ordem e Progresso na cidade de Santos. Rosane Rezende visitou o Centro Espacial John F. Kennedy, conhecido como parque da NASA, próximo a Orlando nos Estados Unidos, nada menos do que três vezes!

Ela conta que sempre foi apaixonada pela astronáutica. “Foi incrível! Vi o ônibus que veio de uma missão na Estação Espacial e entrou na nossa atmosfera em direção à Austrália!”.

Rosane visitou a NASA pela última vez há 20 anos e pretende ir novamente — Foto: Acervo pessoal

De acordo com a professora, o mais importante dessa visita é o fato de poder compartilhar em sala essa experiência e adequar ao conteúdo das aulas de educação tecnológica e robótica educacional da VIAMAKER® Education.

“Eu levo fotos da viagem para os alunos verem e compartilho todas as novidades com eles. Sempre quando possível, faço esse link com algo que eu tenha vivenciado. Inclusive com o material da VIAMAKER®”, informa Rosane.

A professora relata que estimula o conhecimento dos alunos ao mostrar o outro lado dessa experiência única, oportunidade que foi proporcionada graças aos estudos.

E por falar em oportunidades que a educação proporciona, o diretor educacional da VIAMAKER® Education, Marcos Pollo, também visitou no ano passado a NASA em Houston no Texas. Ele conta que a princípio a viagem foi feita para acompanhar o campeonato internacional de robótica da FIRST LEGO League, mas aproveitou o momento para conhecer o Centro Espacial Lyndon B. Johnson, onde ocorre o comando de voos tripulados, treinamentos e pesquisas de controle de voo da NASA.

Marcos Pollo quando conheceu o espaço interior da NASA — Foto: Acervo pessoal

Ele também explica que, muito do que conseguiu na pesquisa sobre a ida do homem à Lua é usada no desenvolvimento das aulas de educação tecnológica e robótica educacional da VIAMAKER® Education.

Essa visita proporcionou trazer dessa experiência, resultados positivos para os alunos e para a renovação do produto Astromaker® este ano.

Mesmo meio século depois que o homem pisou pela primeira vez na Lua, esse evento continua a ter um grande impacto na vida das pessoas na Terra, inspirando jovens e adultos.

Compartilhe nosso post 🙂