Desde muito pequenas as crianças já começam a aprender. Até mesmo na barriga da mulher, por exemplo, os estímulos recebidos pelo bebê são capazes de influenciar na sua alimentação. E, por isso, é importante valorizar e estimular cada pequeno primeiro passo do ser humano. Tempo e dedicação são valiosos presentes que a família pode oferecer a primeira infância. Além disso, é imprescindível continuar proporcionando estímulos neurais por meio das atividades propostas pelos colégios parceiros da VIAMAKER® Education, que de forma on-line, com o aplicativo CLUBEMaker® e o Astrocoder® potencializam o aprendizado durante essa fase única para o desenvolvimento do ser humano.

Para James Heckman, prêmio Nobel de Economia, o preço da negligência é altíssimo. “Como economista, faço contas o tempo inteiro. Uma delas é especialmente impressionante: cada dólar gasto com uma criança pequena trará um retorno anual de mais 14 centavos, ou seja 14% durante toda a sua vida. É um dos melhores investimentos que se podem fazer — melhor, mais eficiente e seguro do que apostar no mercado de ações americano”.

Artigo publicado na Revista VEJA de 27 de setembro de 2017, edição nº 2549 – Saiba mais em: https://heckmanequation.org/
Taxa de retorno do investimento em capital humano

É possível ver no gráfico acima a importância de investir em desenvolvimento na primeira infância para retornos maiores no futuro.

O trabalho inovador do professor Heckman com um grupo de economistas, psicólogos do desenvolvimento, sociólogos, estatísticos e neurocientistas tem mostrado que a qualidade do desenvolvimento na primeira infância influencia fortemente os resultados econômicos, sociais e na saúde para os indivíduos e para a sociedade como um todo. A chamada primeira infância, os anos iniciais de vida da criança, é fundamental para o seu aprendizado e desenvolvimento futuro. É nesta etapa da vida em que o cérebro é capaz de se desenvolver rapidamente e quanto maior o número de estímulos, maior o de respostas também. Na primeira infância ocorre de forma significativa a chamada “poda neural”, quando o cérebro deixa de “armazenar” os neurônios que não foram estimulados. A primeira poda neural, ocorre por volta dos 3 anos e depois, geralmente, aos 5 e 7 anos. Por isso, o maior número de estímulos aos neurônios é muito importante, pois eles servem como uma ponte para o aprendizado futuro.

Por que a família precisa participar?

São muitos os desafios das famílias, no entanto, ajudar com as tarefas do estudante de forma mecânica é diferente de estar presente e dar atenção verdadeiramente, por isso a participação da família é fundamental. Ela irá acompanhar todo o processo de crescimento e desenvolvimento da criança, notando as evoluções ajudando nas dificuldades encontradas pelo caminho.

Vale lembrar que aprender não deve ser uma atividade solitária para os estudantes, a família pode colaborar para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, que devem ser ainda mais estimuladas na primeira infância, como a atenção, a motivação, o autocontrole, a sociabilidade e outras habilidades e competências.

Como a família participa?

ClubeMAKER®

Por meio do aplicativo, as atividades são pensadas para que sejam realizadas sempre com o apoio da família, ou seja, a equipe do estudante é formada pelos integrantes da família e juntos pensam em soluções para cada desafio proposto. Conversar, recortar, colar, desenhar, ler, acertar, recomeçar, gargalhar, prestar atenção, improvisar… são inúmeras as possibilidades, mas nunca sozinho, afinal, juntos é sempre melhor!

Astrocoder®

Para cada segmento, seja infantil, fundamental I e II ou ensino médio, a proposta é que os desafios sejam realizados em grupo, formando um time com seus familiares. Os desafios são propostos e um adulto pode ser parte na construção da solução, orientando ativamente o estudante. Conversar, construir um código, conduzir o mouse, clicar, indicar possibilidades durante o percurso, acertar, recomeçar, celebrar… todas estas são possibilidades para trabalhar em equipe e desenvolver competências fundamentais para cidadãos, líderes e profissionais do futuro.

Sementes neurais: explorar, criar e compartilhar!

Os programas de ensino da robótica educacional da VIAMAKER® Education contribuem para que esse caminho seja traçado com aprendizado de qualidade, dentro e fora da sala de aula, além da interação fundamental entre estudante e família.

Para fazer com que essa fase seja aproveitada ao máximo, deixando à mostra todas as habilidades do estudante, a VIAMAKER® Education, oferece programas educacionais tecnológicos com conteúdos exclusivos e divertidos, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação (MEC), que estabelece o currículo escolar e propostas pedagógicas a serem trabalhadas.

Além do ASTROMAKER®, programa de robótica educacional, já integram a família o ClubeMAKER®, aplicativo com atividades para explorar, criar e compartilhar os ensinos da robótica, e o Astrocoder®, a recente novidade, que promove o pensamento computacional de forma on-line, desenvolvido para facilitar o estudo dentro de casa junto à família, que ao lado da escola e dos professores, é parte do tripé fundamental da educação dos estudantes.

Compartilhe nosso post 🙂