Com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia, o professor Valdir de Oliveira Santos manteve-se perseverante e encontrou uma maneira para continuar ensinando seus estudantes de Robótica Educacional mesmo à distância.
Formado em Física pela Universidade de São Paulo (USP) e professor há mais de 30 anos, Valdir atualmente é o responsável por lecionar as aulas de Robótica Educacional na Escola Parceira da VIAMAKER® Education, Tancredo Neves em Taboão da Serra, São Paulo, para todas as turmas do Ensino Fundamental I e II.

“Quando a quarentena começou e os estudantes ficaram em casa, percebi que eles tinham que continuar os estudos, pois precisávamos continuar trabalhando as habilidades e competências do programa ASTROMAKER®. A partir disso, comecei a me preparar para esse novo cenário, sempre me baseando no material que utilizamos da VIAMAKER® Education.” Explica o professor.
Valdir realizava as atividades do programa ASTROMAKER® integradas à plataforma digital do Astrocoder®, por meio do programa de transmissão online Google Classroom.
Agora os principais conceitos de Robótica Educacional são lecionados de forma lúdica por Valdir juntamente com a plataforma ASTROMAKER® Aulas Online, facilitando ainda mais a integração com os estudantes.
Ele relata que se dedica ao máximo para deixar as aulas online cada vez mais didáticas e criativas para os estudantes, utilizando diversos recursos audiovisuais.

De acordo com o professor Valdir, é fundamental reter a atenção do estudante no formato aulas online, pois competir com as redes sociais e videogames se tornou um grande desafio. Sua missão é fazer com que o estudante não seja apenas um usuário das plataformas, mas sim um conhecedor das ferramentas digitais. Ao proporcionar uma atividade colaborativa e entusiasmante para a turma, ele conta que mantém energizada a sua motivação para seguir lecionando. “Meu compromisso é continuar a compartilhar o conhecimento com os estudantes. Eu acredito que a educação tecnológica é de extrema importância para essas crianças e adolescentes se prepararem para o futuro.” relata o professor.
Valéria da Silva
16 de junho de 2022 — 07:42
Gostei muito do seu artigo tem muito conteúdo de valor.
Parabéns! Nota 10!