• Whatsapp
  • Dia dos Pais: Ser “pai maker” é participar ativamente do aprendizado do estudante

    Ser pai não é uma tarefa fácil, cuidar dos filhos, servir de exemplo, dar atenção, carinho e ainda ensinar durante o período atual que passamos, definitivamente se tornou um desafio. Mas não uma missão impossível! No dia dos pais, nós da VIAMAKER® Education homenageamos todos os pais, responsáveis e familiares que estão dando o seu melhor dentro de casa com os pequenos, por isso reunimos histórias inspiradoras para contar.

    Decidido a estimular ao máximo o filho nos estudos a raciocinar sozinho, o médico e gestor em saúde David Paliari Zuin, pai do Lorenzo de 6 anos e aluno do Colégio Parceiro Imaculada Conceição de Mogi Mirim, conta que fica ao lado do filho para monitorar e intervir quando necessário na hora dos estudos. Porém, como o garoto gosta muito das atividades de educação tecnológica e robótica educacional, na maioria das vezes, já dispensa a ajuda do pai, pois ele quer realizá-las sozinho.

    O papai David e o pequeno Lorenzo estão sempre unidos na hora de estudar em casa — Foto: Acervo Pessoal

    Com muita satisfação, o pai conta que Lorenzo desde muito cedo, se tornou um entusiasta pela tecnologia. “Sempre amou as aulas de Robótica, tanto presencial, quanto na plataforma online. Ele não vê a hora de ter atividade nova para fazer!”, descreve com carinho.

    De acordo com o pai, Lorenzo sempre gostou muito de jogos interativos e de blocos de montar. Em casa, tanto ele quanto a esposa, Caroline, estimulam muito as competências lógica e espacial, inatas no filho.

    “Procuramos utilizar os jogos interativos como nossos aliados no processo de aprendizagem, fazendo analogias com o dia a dia para facilitar o entendimento e fixação. Dentro da rotina diária, sempre estimulamos que ele tenha seus momentos lúdicos que, inevitavelmente, congregam jogos de montar e interatividade.”

    Comenta David. 

    Quem também mergulhou de cabeça nesse desafio foi o empreendedor Júlio César Cardoso Lopes, pai da Isadora, de 13 anos, do Luigi, de 10 anos e da Isabelle de 9 anos. Esse trio estuda no Colégio Parceiro IAPI em São Paulo.

    O trio inseparável de irmãos: Isadora, Luigi e Isabelle — Foto: Acervo Pessoal

    Os alunos do 8º, 5° e 4° ano respectivamente têm se mostrado entusiasmados e apaixonado pelo programa ASTROMAKER®, além de realizarem em casa as atividades do ClubeMAKER® e AstroCoder® com a ajuda do paizão.

    Júlio explica que incentiva os filhos nas aulas de robótica e o uso da tecnologia para ajudar durante o dia a dia. Isadora já participou de 3 campeonatos de Robótica. Já o Luigi, está totalmente motivado em entrar na equipe ano que vem quando ingressar no fundamental II. O pai conta com orgulho que todos têm total apoio da família.

    “Eles iniciam suas programações para chegar ao objetivo da missão. Quando os níveis ficam maiores, as dificuldades aumentam. É aí que papai orienta a refletir a melhor maneira de realizar a missão.”

    Completa Júlio.

    Essa integração entre pais e alunos é completamente apoiada pela professora de robótica das crianças, Tatiane Baldime. “Durante as nossas aulas de robótica é notória a participação dos pais. O trabalho em equipe que era realizado nas aulas presenciais se transferiu para os lares de nossos alunos, é gratificante nas aulas vermos toda a família realizando as atividades juntos.” Afirma a professora.

    O papai coruja Júlio com o trio — Foto: Acervo Pessoal

    O mais transformador de toda essa experiência, de acordo com o Júlio, é como a vida do pequeno Luigi foi impactada de forma super positiva com as aulas de robótica. O pai relata que o filho é uma criança ansiosa e com dificuldades de concentração, mas com as aulas de robótica educacional ele se tornou mais concentrado e encontrou uma motivação para estudar mais e transmitir seu conhecimento para os amigos.

    Agora essa semana, com a estreia do ASTROMAKER® Aulas Online, os papais Júlio e David estão prontos para auxiliar ainda mais os filhos nas aulas online em casa.

    Compartilhe nosso post 🙂