O que não faltou nas duas edições da ASTROCOPA foi diversão, além de muitas surpresas e aprendizados que os participantes levarão para a vida toda. Foram mais de 191 equipes trabalhando nas mais desafiadoras missões na plataforma ASTROCODER®, utilizando a Lógica de Programação e o Pensamento Computacional para resolverem as atividades das cinco fases do evento, que contava com dois ciclos de atividades e quatro categorias de premiação.

Uma das técnicas, que participou da ASTROCOPA levando 14 equipes durante as edições, foi a educadora Maria Izabel, mais conhecida pelos estudantes como professora Bel, do Colégio COOPERE, parceiro da VIAMAKER® Education, em Fernandópolis.

“O evento proporcionou momentos únicos e incríveis aos estudantes e educadores. Tivemos a oportunidade de vivenciarmos a experiência que só um festival de robótica pode oferecer, por isso, eu agradeço a VIAMAKER® pela organização e trabalho feito”.

Diz Bel, com muita alegria ao relembrar das emoções da ASTROCOPA.

Falando em emoções, Bel conta que a preparação para o grande dia foi recheada de muita diversão e ajuda dos pais e responsáveis dos estudantes.

Professora Bel, técnica de 14 equipes durante as edições da ASTROCOPA – Foto: Acervo pessoal

“Para preparar as equipes para a ASTROCOPA, eu comecei a trabalhar com elas duas semanas antes do evento. Treinamos os desafios na plataforma ASTROCODER®, reconhecendo os padrões que a VIAMAKER® Education disponibilizou para as equipes treinarem, mas, sem dúvidas, o papel dos pais foi fundamental para o bom desempenho dos estudantes, foi uma parceria incrível, que só potencializou o aprendizado e a preparação para a ASTROCOPA”.

Destaca Bel sobre a união do colégio com os pais e responsáveis.

Uma das equipes conduzidas pela educadora foi a equipe Matrix, que contava com 4 meninas, sendo a Maria Valentina, a Maria Eduarda, a Maria Clara e a Laura, que completou esse time empoderado, levando o 1º lugar na categoria Innovator da 2ª edição da ASTROCOPA.

A Personal Organizer, Kely Fraga, mamãe da Maria Valentina, de 7 anos, da equipe Matrix, conta que a filha gosta muito das atividades do Programa ASTROMAKER® Aulas Online e que os treinos para a ASTROCOPA ficaram ainda mais divertidos com a ajuda da filha mais velha, a Isabela, de 10 anos, que também estuda robótica.

A Isa ajudou a Maria nas atividades do ASTROCODER®, mostrando como ela poderia usar do raciocínio lógico para completar todas as etapas e, depois do trabalho, à noite, eu treinava com ela bastante direita e esquerda, afinal, sabíamos que durante os desafios era importante saber essas direções, se não elas perderiam muito tempo para completar as fases”.

As irmãs, Maria à esquerda e Isabela à direita, posando para a foto tirada pela mamãe Kely – Foto: Acervo pessoal

União e alegria fizeram parte dos treinos

“Aproveitamos os momentos de preparação para nos divertir e isso foi o mais legal, pois nos uniu ainda mais, além das reuniões com as outras integrantes da equipe Matrix, que foram essenciais para a ASTROCOPA, pois o nosso maior objetivo era que elas interagissem e se sentissem mais confiantes, confortáveis e preparadas para o grande dia”.

Conta a mamãe apaixonada.
A mamãe Kely com a Filha Maria, de 7 anos – Foto: Acervo pessoal

Kely explica que essa foi a primeira vez que a filha participa de um evento de robótica educacional, mas, que sem dúvidas, foi a primeira de muitas.

“Ver a Maria toda concentrada, a autonomia, a esperteza e o raciocínio lógico que ela teve durante a ASTROCOPA foi sensacional e tudo isso é potencializado no dia a dia e nas aulas do Programa ASTROMAKER®, então, com certeza vamos participar mais vezes”.

Maria Valetina, durante a 2ª edição da ASTROCOPA – Foto: Acervo pessoal

Experiência única

“Foi uma alegria muito grande quando as meninas ganharam, a Maria dançava, pulava e gritava, mas até aí ela achava que era o 1º lugar do Colégio COOPERE, quando eu expliquei que era o 1º lugar das escolas e colégios que estavam participando da ASTROCOPA, ela ficou doida de alegria”.

Explica a mãe, feliz ao lembrar da filha.
Maria Valentina, participante da 2ª edição da ASTROCOPA e estudante do Programa ASTROMAKER®, fazendo a coreografia da ASTRODANCE Vídeo: Acervo pessoal

A mamãe diz que a tia Bel, como a educadora Maria Izabel é chamada carinhosamente pela filha Maria, é muito animada e divertida, o que deixa o aprendizado mais significativo.

“A Maria gosta de fazer as atividades do ASTROCODER®, ela usa da criatividade para concluir cada desafio e isso é sensacional! E com a tia Bel tudo fica ainda mais divertido, somos muito gratas e apaixonadas pelo incrível trabalho feito por ela”.

A educadora Bel reforça a importância que a Educação Tecnológica tem na vida dos estudantes e a mensagem que ela sempre passa nas aulas.

“Eu incentivo muito meus estudantes no dia a dia, principalmente nos desafios da plataforma ASTROCODER®, a sempre buscarem inovação. Durante as aulas, eu procuro contextualizar os conteúdos com as outras disciplinas e o Programa ASTROMAKER® Aulas Online oferece exatamente isso, conteúdos riquíssimos, que desenvolvem habilidades e competências fundamentais para o futuro deles”.

“Todo o suporte que a VIAMAKER® também oferece aos educadores proporciona experiências ainda mais ricas, além de um ambiente mais seguro para que possamos levar o que há de melhor na educação aos estudantes, é incrível toda a entrega pedagógica! Os estudantes e educadores adoram”.

Conta Bel, sobre o apoio que a VIAMAKER® oferece aos educadores.

Assista a 2ª edição da ASTROCOPA aqui:


Compartilhe nosso post 🙂